Principal demanda do Conselho Tutelar é a criação da segunda unidade.
A diretoria do Sindmuni esteve reunida na manhã de terça-feira (09) com os membros do Conselho Tutelar de Rio Claro, onde apresentaram diversas demandas que passam por questões estruturais até a criação de uma nova unidade do Conselho Tutelar em Rio Claro.
Dentre as demandas, o Conselho Tutelar de Rio Claro solicitou apoio ao Sindmuni para garantir a resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - CONANDA, em seu § 1º. Para a finalidade do caput, devem ser consideradas as seguintes despesas:
d) espaço adequado para a sede do Conselho Tutelar, seja por meio de aquisição, seja por locação, bem como sua manutenção;
Segundo Leonardo Alves, "hoje o nosso espaço não está preparado para receber pessoas com necessidades especiais, as portas são estreitas"
Além disso, é necessário que a administração municipal garanta servidores administrativos e funcional para a manutenção do espaço. Segundo os conselheiros, existe uma dificuldade nesse sentido também.
SEGUNDO CONSELHO TUTELAR
De acordo com Artigo 30 § 1º. Para assegurar a equidade de acesso, caberá aos Municípios e ao Distrito Federal criar e manter Conselhos Tutelares, observada, preferencialmente, a proporção mínima de um Conselho para cada cem mil habitantes. Hoje, Rio Claro possui 1 (um) Conselho Tutelar com 5 (cinco) conselheiros.
Os dirigentes do Sindmuni se colocaram a disposição para buscar alternativas e solucionar os problemas apresentados, além de darem algumas sugestões como discutir a Política da Primeira Infância. Sobre o Segundo Conselho, sugeriu criar campanhas de fortalecimento e entendimento sobre o papel do Conselho Tutelar no município.
Estiveram presentes representando o Sindmuni os Diretores, Lu Santos, Ari Rios e Varussa.
Commenti