Por: Lu Santos
PRECISO REPARTIR ISSO COM VCS, ESTOU COM UM NÓ NA GARGANTA, MESMO SABENDO QUE MUITOS DISCORDARÃO, MAS A VIDA PRECISA IR ALÉM DE NOSSOS UMBIGOS E A LUTA PELO MUNDO MELHOR É COLETIVA!
E antes das falas maldosas e que não respeitam as diferentes manifestações, não me agrada EAD para o ensino básico, pois “A democracia de amanhã se prepara na democracia dentro da escola” (Freinet)! MAS, mas não existe novo normal, existe uma sociedade em transformação, no qual precisaremos introduzir novos métodos e conceitos e para ontem!
Enfim, vamos ao “desabafo”...
Estou trabalhando em casa, então tenho a oportunidade de vez ou outra subir e verificar o que o meu filho está fazendo e ELE, ESTÁ TENDO AULA, CONVERSANDO COM O PROFESSOR, DESENVOLVENDO ATIVIDADES, TIRANDO DÚVIDAS, RINDO COM OS COLEGAS E MARCANDO PARA FAZER TRABALHO DE GRUPO.
Eu não sou rica, venho de uma família bem humilde de trabalhadores, passei muito apertado para estudar fora, dormir muitas noites com fome, estudei a vida toda em instituição pública e o que vem a minha cabeça é: O QUE O MEU FILHO TEM DE DIFERENTE DE TODOS OS OUTROS ALUNOS? NADA! Pedro têm 14 anos, está no 9º ano de uma escola privada, com bolsa de 50% devido ao seu desempenho e para pagar a escola, eu abro mão de muitas coisas até porque também tenho a Bia com 23 anos, no mestrado na Federal do Mossoró, mas que mora em Icapuí/CE, onde é voluntária no Projeto Manati e ainda depende da família!
COLEGAS, PAIS, PROFESSORES, AUTORIDADES, não tem segredo! O fato é que já tínhamos que ter investido em tecnologias nas escolas públicas, pois é inerente a sociedade atual e os alunos, crianças possuem muita facilidade e habilidade em aprender e os professores o dever de se manter atualizado.
Um professor jamais será substituído por uma máquina, pela internet, o processo de aprendizagem é de um ser para o outro, principalmente durante os anos iniciais de ensino. Pois somos não só educadores, mas exemplos, inspirações, motivação...
SOCIEDADE MALDITA, PATERNALISTA, ASSISTENCIALISTA E CORRUPTA! Não temos dinheiro para esses investimentos? E os milhões roubados, ninguém devolve? E nossos impostos? E o IRRF? Estes é o dinheiro que não é favor, não é assistencialismo, não é paternalismo e que deveria voltar no atendimento e investimento na qualidade de vida, educação e saúde da população.
Precisou de uma pandemia para sabermos de nossa diferença com os países desenvolvidos? Ah, muitos pais não tem condição – sim, pois o governo prefere com sua política assistencialista os manter debaixo de suas asas a dar a oportunidade do próprio voo! Assim muito mais fácil de ser idolatrado como um presidente ainda que corrupto ou totalmente demente!
Pai e mãe, não podem ser privados de suas responsabilidades, por que fizemos o ECA? Para punir professor e sociedade, para transferir responsabilidades? Onde está a política de planejamento familiar que deveria ser muito bem feita pela Assistência Social de todos os municípios? Onde está a política da primeira infância, mundialmente aderida para acompanhamento total da família e orientações em relação ao desenvolvimento da criança e seus familiares?
CHEGA DE MI MI MI, DE RESISTIR AS TECNOLOGIAS, NEGAR A TECNOLOGIA É A MESMA COISA QUE NEGAR A VACINA, O USO DE MÁSCARA, PROTOCOLOS DE HIGIENIZAÇÃO!
Eu não tenho computador, o aluno não tem computador, a escola não tem laboratório de informática! Vocês estavam em “Nárnia” durante os últimos 30 anos?
O ano passado fomos pegos de surpresa, embora todos nós sabíamos que mais cedo ou mais tarde, diante as barbaridade de muitos humanos, destruindo o planeta, colocando o ter na frente do ser, valorizando padrão de beleza em detrimento de conhecimento e saber, isso tudo iria acontecer. Mas o egoísmo do tipo: ah vai ser quando eu já tiver morrido! E as gerações futuras “cara pálida”, seus descendentes, ascendentes, dependentes... são eles que terão que limpar sua sujeira?
Professor, vc precisa de um computador e internet, vc precisa saber usar tecnologias, pai e mãe, o filho é seu, o mundo é injusto isso é fato, mas existem formas de se evitar gravidez, de controlar o número de filhos para que se possa dar a ele sustento e estudo! O computador é hoje um “acessório” inerente a vida cotidiana, como a máscara passou a ser e ainda tem uns “cabeçudos” que não entenderam! Vamos parar de negar o óbvio!
Sim, eu sei que terei muitas pessoas e colegas revoltados comigo e minhas colocações, mas e aí, vamos ficar mais um ano vendo o tempo passar, ser chamados de vagabundos por porcarias, ignorantes políticos que se aproveitam de situações para se promover?
O fato é CLARO, TEMOS QUE INVESTIR NAS TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO PARA OS PROFESSORES QUE AINDA NÃO POSSEUM DOMINIO DAS FERRAMENTAS POSSIVEIS E QUE TORNAM AS AULAS MAIS DINÂMICAS, INTERESSANTES. PODERES PÚBLICOS: É PRECISO CONSTRUIR ESCOLAS NÃO SÓ PENSANDO NA COZINHA E ALIMENTAÇÃO, MAS NO DESENVOLVIMENTO TOTAL DO ALUNO, NA SALA DE INFORMÁTICA, NA BIBLIOTECA, NA INTERNET DESCENTE, tablets PARA OS ALUNOS, NOTEBOOK INSTITUCIONAL PARA OS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO, CAPACITAÇÃO CONTINUA DOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS. INTERNET POR TODA A CIDADE, PRINCIPALMENTE EM BAIRROS PERIFÉRICOS! É POSSIVEL SIM! ORGANIZAÇÃO, COMPROMISSO E INTEGRIDADE MORAL!
Sabemos que a pandemia demorará a passar e que coisas piores podem vir, então vamos ficar esperando, até quando? A vida é essencial, mas vida plena com direito ao conhecimento, a formação desejada, às oportunidades – NÓS TEMOS QUE ENTENDER QUE A DIRENÇA DO RICO E DO POBRE ESTÁ NA CULTURA E CULTURA SE APRENDE NA ESCOLA, CHEGA DE ABISMO CULTURAL, INTELECTUAL – todos temos os mesmos direitos, nascendo em berço de ouro ou estábulos! Esse é o compromisso do poder público, do estado, ofertar oportunidade e acesso a todos!
A pandemia não passará após o dia 30 de março e aí, vamos ficar com sinal de fumaça com os estudantes das escolas públicas, mandando atividades em papel que pode estar contaminado, contando com o bom senso da família em assistir vídeos? Fingir que ensina, pois o aluno ele não está fingindo que aprende, ela está deixando bem claro para toda sociedade não devolvendo atividades, ficando pelas ruas de seu bairro...
Dar o alimento na escola é tão importante como o alimento da alma – o saber! Isso não é uma crítica aos colegas que adotaram esses meios, mas não sei se perceberam, eles não deram certo! Me diga: como vc faz um diagnóstico de uma aluno que não teve contato? Como vc sabe se evoluiu ou não? De onde partirá e onde pensa que chegará? Essa história que o mínimo que evoluir basta, é IDEOLOGIA de banqueiro para proletário!
Definitivamente, não há milagres, há necessidade e com urgência de investir em tecnologias e até que tenhamos segurança, vamos ter que usar outros meios, gostando ou não! Inclusive pensando na educação infantil! Infelizmente, diante de tudo, até nosso LDB precisa ser revisada, pois ela não prevê situações como essa e a população diante deste salário, não pode sacrificar-se em alimento e moradia, para manter seu filho na escola privada. Eu posso, cortar algumas coisas e ainda pagar, mas sei que a maioria não, por isso, quero meus impostos bem utilizados e principalmente nas novas gerações que não tem culpa da porcaria que fizemos com a planeta!
Sim, muito revoltada, mas precisamos abrir os olhos e parar de fingir que não estamos vendo o que tão claro está na nossa frente!
Comentarios